sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ELEMENTOS QUIMICOS ENCONTRADOS NOS PRODUTOS DE LIMPEZA!

AMÔNIA:

A amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água. Uma vez em meio aquoso, a amônia forma o hidróxido de amônio (NH4OH):

Página 3

HIPOCLORITO:

É um composto químico com fórmula Na ClO. Uma solução de hipoclorito de sódio é usada frequentemente como desinfetante e como agente alvejante; na verdade, é frequentemente chamado por apenas "alvejante", embora outros produtos químicos sejam chamados assim também.

HIDRÓXIDO DE SÓDIO:


O hidróxido de sódio (Na OH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base quimica) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodisel.

FOSFATOS:

Na química, um fosfato é um íon poliatômico ou um radical consistindo de um átomo de fósforo e quatro de oxigênio. Na forma iônica, tem a carga formal de -3, sendo denotado como PO43-.

ELEMENTOS QUIMICOS PERIGOSOS..

A periculosidade dos elementos químicos depende de vários fatores. “Alguns elementos podem ter uma toxicidade alta e oferecer um risco baixo em função das condições da exposição”, diz Elizabeth Nascimento, toxicologista da USP. É o caso do plutônio, considerado pelo Guinness o elemento mais perigoso por poder ser usado em bombas atômicas. Mas ele é raríssimo na natureza – é pouco provável que você o encontre por aí. Outros critérios que influenciam o grau de perigo são dose, concentração, solubilidade, tamanho, forma de contato, tempo e freqüência da exposição e até mesmo a sensibilidade de cada pessoa à substância.

ELEMENTOS QUIMICOS RADIOATVOS!

Rádio- Metal de símbolo Ra, número atômico 88, massa atômica 226,05, descoberto em 1898 por P. e M.Curie, é dotado de intensa radioatividade. O rádio é um metal alcalino terroso, que funde a 700 °C. Muito raro na natureza, é extraído da pechblenda.

Tório- Metal raro de símbolo Th, número atômico 90, massa atômica 232,038,branco, cristalino, de densidade 12,1, e que funde a 1700°C, aproximadamente, extraído da torita.

Urânio- Metal de símbolo U, número atômico 92, massa atômica 238,07, e densidade de 18,7, extraído do óxido de urânio.

Polônio- Metal de símbolo Po, radioativo, de número atômico 84, massa atômica 210, que acompanha geralmente o rádio.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sustentabilidade!


No início do ano letivo (mês de fevereiro) fizemos uma atividade sobre cidadão consciente (Sustentabilidade).
Cada um deveria repensar suas atitudes relacionadas ao Meio Ambiente e assumir um compromisso (mudar, fazer diferente).Bom fizemos uma árvore e nela escrevemos o que iriamos mudar dali pra frente e muitos resultados foram obtidos!